quarta-feira, 16 de março de 2011

Deus e a religião


Deus e a religião

"Muitos pensam que sem religião não há moral, entretanto, havia moral muito antes de haver religião. Os filósofos primeiros eram... materialistas assim como os homens primitivos. Seus deuses eram materiais. O sol e a lua. O trovão e o raio. Depois, como disse Voltaire, "o primeiro espertalhão encontrou o primeiro tolo" e a religião começou.

Sócrates foi condenado à morte por impiedade, ou seja, duvidava dos deuses do seu tempo. Hoje ninguém acredita nos deuses daquele tempo.

Epicuro, o qual viveu 400 anos antes de Cristo e fundou uma escola que durou mil anos. Ensinava a ter hábitos moderados, a selecionar os desejos preferindo atender aos desejos naturais e necessários, a manter e cultivar a amizade, e a evitar o temor dos deuses e a aceitar a realidade da morte. A escola filosófica de Epicuro é ao mesmo tempo uma comunidade de amigos e uma seita. O pensamento epicúrio, como o estóico, dirige a atenção para as questões morais.

Para Epicuro e a sua escola, a virtude identifica-se com o saber; por isso, o modelo de virtude é o sábio. O sábio é feliz, caracteriza-se pelo domínio de si, pela sua constância e pela sua simplicidade. Quem se afasta da política e, em questões de justiça, é propenso à clemência.

Os homens podem ser bons sem a mediação de religiões. Não é preciso ter medo do castigo para agir bem. Filósofos há que escreveram explicando porque é bom ser bom. Aliás é muito sensato agir bem. "A vida reta é garantia da liberdade". Esse pensamento não cita deuses, é um dos provérbios de Salomão".

Deus é amor incondicional.Aquele que pode ser invocado em todo e qualquer lugar e instante não necessariamente dentro de uma igreja.Ele não faz discriminação e nem separação entre pessoas seja por cor, raça, estilo de vida, crença, condição social, classe......Podemos sentir a sua presença seja por meio de uma canção, por meio de um contato com a natureza, por meio de nossos amigos e familiares.E ele fica em nosso coração.É um Deus de paz, amor.

É um Deus que ensina o amor ao próximo sem exigir nada em troca.Ele não é esse Deus mercenário, vingativo, carrasco, separatista, de intrigas que as religiões querem implantar. Não é um Deus que só recita versículos e que dita regras a serem cumpridas como as mais absolutas verdades

Deus é algo relacionado a mistério e homem nenhum na face dessa terra tem poderes para revelar,julgar e dizer quem esta condenado ao inferno ou quem merece ou deixa de merecer o amor de Deus.

Esse Deus passado pelas religiões eu não acredito Nele..

“É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho”.Epicuro

'Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma'Epicuro

Nenhum comentário: