domingo, 28 de abril de 2013

A imprensa, a inflação e uma comparação entre a era FHC e o governo do PT


A imprensa, a inflação e uma comparação entre a era FHC e o governo do PT
Publicado em 09-Abr-2013

A Folha de S.Paulo caprichou hoje. Além de dedicar quase uma página inteira, com chamada de capa, para a importação de tomate da China, publicou abaixo desta uma reportagem na qual analistas já veem inflação acima de 6%. Mas a matéria diz o contrário disso.

Comecemos pela reportagem do tomate. O texto associa a importação de tomates para molhos e ketchups à escassez desse item no mercado brasileiro. Foram US$ 13,8 milhões no primeiro bimestre, sendo 42% dos tomates vindos da China.

Mas notem que o analista consultado pelo jornal, João Paulo Deleo, pesquisador do Cepa (Centro de Estadudos Avançados em Economia Aplicada), diz que essas importações não têm a ver com a forte alta do tomate de mesa, vendido em feiras e supermercados. Porque o tomate para molhos e ketchup - cujo consumo cresce 16% ao ano - é de outro tipo, o rasteiro, segundo o jornal.

Esse tipo de tomate só começa a ser colhido em junho. E vejam o que a própria Folha constata: "Ao que tudo indica, a produção pode até crescer. Enquanto neste ano a área cultivada com tomate de mesa na safra de verão caiu 17%, houve pequeno aumento da área com tomate rasteiro, segundo Deleo, do Cepea".

Preços

Na matéria sobre projeção para a inflação, a Folha diz que analistas já estimam alta acima de 6% no ano. Mas o jornal admite que “a maioria dos cerca de cem analistas consultados semanalmente pelo BC, entretanto, tem estimativa menor. As projeções de inflação de 2013 registraram leve recuo na semana passada, de 5,71% para 5,70%”. O contrário do que diz o título, portanto.

E a Folha ainda vai além: em artigo na mesma página, o consultor Sérgio Vale escreve uma catilinária pessimista: “Está ficando cada vez mais difícil crescer durantes este governo”. O artigo tem as velhas críticas de sempre, repetidas pelos tucanos e de quem tem saudade dos tempos em que era muito mais fácil ganhar dinheiro com juros altos e sem produzir nada.

E assim caminha a nossa imprensa...

Comparações

Para refrescar a memória dos tucanos, Folha e companhia, vamos fazer novamente uma comparação entre a era FHC e o governo do PT no que se refere à inflação. Vejam abaixo alguns gráficos:

Primeiro, um recorte da série histórica do IBGE com os dados da inflação oficial, o IPCA. De 1995 a 2002, foram os anos FHC. De lá para cá, o governo do PT:


Image


Agora, uma tabela mostrando a herança inflacionária deixada por FHC e como ela foi trabalhada no início do governo Lula. A tabela mostra o IPCA, o acumulado do governo e a média do governo, nesta ordem. Estão expostos os três primeiros anos do governo Lula Para ver a tabela no endereço original, 


Image

Nenhum comentário: