quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência no Rio de Janeiro


Violência no RJ: Líder diz que Parlamento deve debater segurança pública

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), defendeu em pronunciamento no plenário um amplo debate sobre a responsabilidade do Parlamento em relação à segurança pública. Ao citar a onda de violência que acontece no Rio de Janeiro e que, de acordo com ele, é uma reação do crime organizado à presença do Estado nas comunidades controladas pela criminalidade, Fernando Ferro afirmou que a segurança pública passa a tomar dimensão nacional.

Fernando Ferro defendeu a ação da polícia para rebater a ofensiva do crime organizado no Rio de Janeiro. "Tem de haver resistência, ação da polícia para conter esse pico de marginalidade. Em um Estado Republicano como o nosso tem de prevalecer a autoridade", disse. Superado esse momento, acrescentou Fernando Ferro, o parlamento tem de entrar no debate sobre a segurança. "E não se ache que a questão da segurança diz respeito aos estados, haja vista a própria dimensão nacional do crime organizado. Há que se ter uma ação nacional de combate à criminalidade e uma política nacional de segurança", destacou o líder petista.

"A maneira mais adequada de enfrentar esse problema seria a sociedade brasileira como um todo e esta Casa, em particular, promoverem um debate sobre segurança. Devemos apresentar nossas contribuições compreendendo que o que acontece hoje no Rio pode acontecer em qualquer Estado do país. Aconteceu em passado recente em São Paulo e já se manifesta em outras capitais", disse o líder do PT.

Fernando Ferro lembrou ainda que a Câmara está vivendo momentos de tensão com a justa reivindicação dos policiais para a aprovação da PEC 300. "Esta questão, contudo, é muito mais complexa. Não se trata apenas de reajuste salarial. Temos de pensar numa política de segurança com qualificação, tecnologia, recursos humanos, preparação, inteligência. Como foi dito, houve contaminação do aparelho policial pela criminalidade e aumentar os salários simplesmente pode não ser a solução. Ações concatenadas são necessárias para o enfrentamento da criminalidade a médio e longo prazos", ressaltou.

Ele disse também que a presidente eleita, Dilma Rousseff, colocou esse debate como uma das prioridades. "A Câmara foi chamada a tratar desse assunto, não apenas com a votação da PEC 300. Precisamos de fato melhorar os salários dos policiais para enfrentar a criminalidade, mass também abrindo um amplo e profundo debate sobre a segurança e, principalmente, sobre as causas da violência, que têm componentes sociais muito graves", argumentou Fernando Ferro.

www.ptnacamara.org.br

Nenhum comentário: