terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Folha já cumpriu o seu papel


A Folha já cumpriu o seu papel

Por Mariana Martins

A Folha de São Paulo fez no último dia 19 de fevereiro 90 anos. Um dos jornais de maior circulação no Brasil é também um dos jornais mais polêmicos quando a questão envolve os seus posicionamentos políticos. Esta polêmica, sem dúvida, teve sua época áurea nos últimos oito anos que marcaram o governo do ex-torneiro mecânico, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, contra o qual o jornal orquestrou constantes guerras midiáticas. Eu, no meu espírito democrático, não ousaria dizer que não há o que se comemorar nesses 90 anos.

Como professora de ética para o curso de jornalismo, eu tenho até que confessar que eles me ajudam, me munem sempre de bastante polêmica para trabalhar em sala de aula o não fazer jornalístico. A mídia brasileira como um todo também contribui para a sempre necessária “moral da história” que é: estamos distante da democracia possível (quiçá a ideal).

Sempre protegidos pela mascara de defensores da liberdade de imprensa (muitas vezes querendo fazer confundir esta com a liberdade de expressão, que é individual e não pode ser transferidas a interesses empresariais) os grandes jornais, dentre eles a FSP, se expõem como verdadeiros paladinos da ética e da moral, quando não raras vezes se deixam entregar por frases perdidas. Seja por um editorial que classifica a ditadura Brasileira de “ditabranda”, seja por declarações da atual Diretora Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) - a representante do Grupo Folha, Judith Brito - que declarou – mesmo em oposição ao que diz o Código de Érica da ANJ – que os jornais deveriam fazer o papel da oposição no Brasil.

A tal imparcialidade, que nem eu acredito, mas eles juram de pé junto ser o que eles fazem, fica sem defesa em episódios como este, mas infelizmente eles [os jornalões] ainda são os mais lidos pela elite letrada desse país. Sorte a nossa que o efeito pedra no lago, depois da atomização das massas, está cada vez mais em desuso. Principalmente depois das três últimas eleições e, lógico, você sabe o motivo.

Foram oito anos de perseguição ao ex-presidente da república, algumas vezes cumprindo, de fato, o papel de uma imprensa repercutindo fatos, outras vezes, carregando na tinta e na maioria e piores vezes destilando veneno da mais baixa qualidade. Lula teve que aguentar, sem requerer o seu legítimo direito de resposta, ser acusado de bêbado, de ladrão e até mesmo de pedófilo! Lula ficou calado e assim mesmo foi considerado um inimigo da liberdade de imprensa. Eu, particularmente, daria um prêmio de honra à paciência ao ex-presidente por tudo que teve que ouvir e não responder. E eu não estou falando só de críticas, se fosse isso, estaríamos exercitando a democracia, estou falando de insultos, mentiras...Isso não é liberdade de imprensa, isso é falta de ética, falta de caráter.

Mas por falar em exercitar o espírito democrático e a capacidade de receber críticas, eu vou, para finalizar este artigo desabafo, lembrar que o único veículo que não aguentou ver a liberdade dos outros em ação foi a própria Folha de São Paulo que, no ano passado, por meio de uma liminar tirou do ar uma página na Internet que parodiava o jornal e se chamava Falha de São Paulo. A Falha de São Paulo, no exercício legítimo e democrático da crítica, usava as próprias manchetes da FSP para mostrar a parcialidade deste na campanha em curso. E o que foi que aconteceu? Exercício do autoritarismo por parte da Folha de São Paulo que tirou a página do ar.

É, acho que com esse exemplo a gente pode terminar o debate sobre quem defende às liberdades de imprensa e de expressão e vocês podem tirar as suas próprias conclusões. O que eu tenho a dizer é que os 90 anos de existência já foram suficientes para os atuais e futuros profissionais do jornalismo aprenderem o que não se deve fazer. Ou seja, a Folha já cumpriu o seu papel.

Obs.: Você deve estar se perguntando se eu não vou falar de tudo que a Folha de São Paulo fez para Dilma durante a campanha? A ficha falsa do DOPS e as informações sempre desencontradas. O motivo pelo qual surgiu a Falha de São Paulo! Tantas coisas... É mas eu vou deixar a relação FSP X Dilma para as comemorações dos 100 anos ou quem sabe, para as comemorações do fim do império da falta de ética nas comunicações.

* É jornalista. Doutoranda em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília. Professora de Ética para os cursos de comunicação social.

Um comentário:

jose rodrigues disse...

Amiamiga Aninha, não sou jornalis nem escritor, entretanto sou um cidadão, Brasilkeiro amante de minha pátria, convivi com a DITADURA, QUE DE BRANDA NÃO TEVE NADA. E QUE A DITA GRANDE IMPRENSA NÃO PAÇA DE INCENTIVADORES DE UM GOLPE. OQUE ELES TEAM É OFICIALIZAR O PATIDO DA IMPRENSA GOLPISTA. MAS COM CERTEZA O POVO BRASILEIRO MOS À ESLES A PURA VERDA. A ESMAGADOURA APROVAÇÃO DO GOVERNO DO EX PRESIDENTE LULA. 86% DE APROVAÇÃO POPULAR. APURADOS POR ELES MESMOS, E A ELEEIÇÃO DA PRESIDA DILAMA COM O VOTO DIRETO, DEMOCRATICO, DE MAIS DE 56 MILHÕES DE BRASILEIROS. ESSA ESSAS SÃO AS VERDADESQUE ELES NÃO QUEREM ACEITAR INICIANDO UMA CAPANHAM DIFAMATÓRIA CONTRA A PRESIDENTA, JÁ SE PLANEJANDO PARA 2014.