quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Árvores, adoro árvores.



Diante da minha janela lateral tem uma praça , não como aquelas pracinhas perfeitas de quando criança, mas tem árvores , poucas mas tem, palmeiras, pata-de vacas , pinheiro do Paraná e ipês.

Sou fascinada por árvores, sou parente delas, quem é do interior, sabe seus nomes e efeitos.Sei muitos nomes as épocas das floradas as cores e cheiros.
São seres que nada pedem, existem e pronto, são feitos para enfeitar , lindos .
Encostar-me a janela ás vezes é suficiente, fico ali apreciando , pensando , buscando resolver as minhas pequenas tragédias e grotescos desgostos.
Encostar-me à janela e espreitar o mundo lá fora, parece mais fácil para solucionar minhas questões alfinetes , aquelas que incomodam mas não matam, nem sempre consigo, desisto e fico admirando as infinidades de folhas. Elas agitam a favor do vento o seguem sem pensar . Queria ser folhas e seguir o vento, mas tenho pés me direcionam, queria ser tronco e ficar fincada no chão , não sair de forma alguma , mas ando por aí , literalmente ando.Queria ser galho e abrigar aqueles que precisam , mas tenho braços, que por muitas vezes tremem .
Apesar de não ser bióloga. Nem profissional adoro árvores, sou amadora, mas sei as floradas e minha vida segue o curso destas flores , principalmente das suas cores.

Janeiro , mês Uruvalheira flores amarelas , árvore de cerrado, flores amarelas como minhas férias, calma , alta, quando agitada ao vento assusta.

Fevereiro, mês da Inuíba, é uma árvore pouco encontrada quase rara . Tem uma bonita floração rosa, cheia de tons , uma árvore menina rsrsr, cheia de sonhos para um novo ano de trabalho.

Paratudo, este é o nome da árvore mesmo, mês de marco mês do meu aniversário, uma árvore com efeitos medicinais na casca. Sua floração se inicia em Fevereiro, suas flores vermelhas se destacam na folhagem verde. Vermelho como meu desejo, pós aniversário.

Abril mês das Quaresmeiras uma pequena com grande beleza, como eu srrsrrs quando apresenta suas flores roxas, tem a variação com flores rosas misturadas , inunda a cidade de roxa como a paixao e rosa como a delicadeza.

Maio, tem a Braúna preta, é uma árvore nativa muito conhecida pela qualidade de sua madeira, porém raríssima quase não vejo por aqui, sua floração amarela é bem vistosa , lembro que é mês das mães assim como a árvore rara, raro e eterno como o amor materno.

Ipê roxo, é arvore de Junho ,é o primeiro dos Ipês a florir no ano, esta árvore tem rara beleza e desenvolvimento rápido, pinta a cidade cinza num espetáculo imperdível, por ser alto e de porte esguio, muito comum em nossa cidades, seu desenvolvimento é mais lento , mas seu florescer é belíssimo .

Julho , Ipê amarelo, tem algumas arvores que param nossa correria , forte nos deixam maravilhados com seus tons.

Agosto tem Subipiruna sua beleza e demonstrada em caixinhos amarelos e flores espalhadas pelo chão, floresce com grande beleza e suas flores perduram por mais de um mês, formando um tapete macio e sedoso.
Tem também, Jabuticabeira em flores, espécie muito plantada em alguns quintais para aproveitamento dos frutos. Em todas elas a floração costuma ser um espetáculo de rara beleza, com os galhos quase totalmente cobertos de flores, ao passar pela calçada dá para sentir agradável perfume.


Pau Brasil , Setembro lá vem ela assim como o nome ao país, difícil de encontrar e vê-las florescer. Parece que esta espécie só floresce quando plantada em grupos , tem um tronco espinhento e uma bela floração amarelo vivo.


Cassia rosa, Outubro, entre as diversas espécies de Cassias, tem poucas nativas aqui na região, uma floração rosa que aparece com algumas folhas fazendo contraste, dificilmente vejo, sinto falta em Minas tinha Cássias rosas e amarelas para todo lado.


Novembro mês da Tataré , esta é uma árvore mística , apresenta galhos retorcidos, com muitos espinhos, um tronco esbranquiçado como o pau ferro, e frutos em forma de espiral, novembro é cansativo sempre na ânsia que acabe, assim como esta arvore , torta como o mês , mas ela tem sua beleza com florada curta.


Dezembro tem flamboyants, é a árvore que mais me deixa feliz ,verde e vermelha como o fim de ano.
Sua florada quer mostrar que finda um ano, e logo vem um novinho e começara tudo de novo .Tenho varias historias sobre esta arvore e logo conto pro cês .Neide Ponzoni

Um comentário:

Neide Ponzoni disse...

Olá que bom que compartilhou um texto meu ... la do Cadinho de Palavras. Bjos meus pra ti .