domingo, 24 de abril de 2011

PEDAGOGIA WALDORF – educação para a PAZ


PEDAGOGIA WALDORF – educação para a PAZ

A Pedagogia Waldorf se baseia na Ciência Espiritual Antroposófica (do grego: Antropos = ser humano; Sofia = sabedoria), elaborada pelo grande pensador e cientista austríaco Rudolf Steiner, que estuda o ser humano em seus três aspectos: corpo, alma e espírito. A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919 junto à fábrica Waldorf Astoria em Stuttgart, Alemanha, através do pedido de seus operários e a iniciativa do seu proprietário Emil Molt. Hoje existem Escolas Waldorf nos cinco continentes do nosso planeta, inclusive no Brasil. A UNESCO a considera como a pedagogia modelo para os nossos tempos.

O professor Waldorf é um artista da educação

No dia-a-dia da escola tanto o aprimoramento cognitivo como o amadurecimento emocional e a capacidade volitiva recebem igual atenção. O currículo, que se orienta pela lei da biografia humana, os setênios (0-7 / 7-14 / 14-21 anos) oferece ricas vivências, alternando ritmicamente as matérias do âmbito do pensar (matemática, ciências, etc.) com aquelas do sentir (artes) e do agir (trabalhos manuais, esportes etc.) Além disso, todas as aulas são permeadas por uma atmosfera artística o que exige uma formação especial para o professor Waldorf, que o torna um artista da educação. Como conseqüência, o jovem aluno tem grandes chances de se tornar um adulto saudável e equilibrado capaz de agir com segurança no mundo.

Previne Hiperatividade e Transtorno de Déficit de Atenção

As Escolas Waldorf formam hoje a rede independente de escolas que mais cresce no mundo. Isso não surpreende se analisarmos o que o currículo oferece e quais as conseqüências positivas do seu método de ensino. Além de todas as disciplinas tradicionais o currículo inclui tecnologia, agrimensura, astronomia, antropologia, nutrição, música, orquestra, coral, teatro, euritmia, artes plásticas, tecelagem e várias línguas. Problemas como Hiperatividade e Transtorno de Déficit de Atenção, provenientes do nosso estilo de vida mental e sedentário, são prevenidos através do ensino integrado e vivo, descrito acima.

PW é indicada para as Crianças Índigo

Toda criança merece uma educação que contemple a inteireza do seu ser! Para as, assim chamadas, Crianças Índigo a Escola Waldorf oferece um ambiente adequado para o seu desenvolvimento saudável. Pois, a Ciência Espiritual Antroposófica, que é a base da Pedagogia Waldorf, considera a matéria no planeta terra uma conseqüência, uma densificação da energia, da atividade do espírito. Assim a prática Waldorf está de acordo com as mais novas descobertas da Física Quântica.

Mais informações:
http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br

Nenhum comentário: