sábado, 9 de abril de 2011

Verdade e Sinceridade


Verdade e Sinceridade - Saiba a diferença no artigo de Lilia Barros

Temos por hábito associar estas duas palavras a algo edificante e divino, porém nem sempre é assim. Nossa natureza humana, existencialmente ainda oscila entre os contrapontos: bem e mal. Verdade é tudo o que é puro em sua essência, seja bom ou ruim.

Sincerdidade é a exteriorização desta verdade, seja boa ou ruim. Evidente que falar a verdade e sermos sinceros tem importância fundamental no processo de nosso aperfeiçoamento moral. Mas não devemos esquecer dois pontos significativos:

Primeiro - Falar a verdade e ser sincero, não significa ser grosseiro e indelicado.Ouvir a verdade algumas vezes dói, é difícil, mas o que aumenta revoltas, brigas, mágoas, violências é a forma da exteriorização da sua sinceridade.

Exemplo ilustrativo e simples, imagine a cena: Você chega com um novo visual, um cabelo diferente no trabalho e alguém, sem que tenha sido convocado a dar opinião, usa toda a sua "sinceridade" e vai logo dizendo:
- O que você fez no cabelo?
Está ridículo!
Se você o acusasse de indelicado, o mesmo responderia que "apenas" estava sendo "sincero". Observe que mesmo falando a verdade, as palavras poderiam ter sido outras e a forma de falar menos ofensiva.

A verdade continuaria "verdade", mas ao expressar sua sinceridade não teria o objetivo provocador e espinhoso da intenção de ferir ou da falta de tato e sensibilidade, apagando o valor e brilho de ter sido verdadeiro e sincero. Uma ação edificante,aniquilada por outra destrutiva.

Segundo - Não devemos esquecer que as pessoas ainda possuem índoles e níveis de entendimentos diferentes. Nem toda verdade é boa e nem toda sinceridade constrói. Alguém com uma conduta ainda extremamente violenta e sem respeito à vida, quando agride ou assassina alguém, esta pessoa está sendo verdadeira, fiel ao seu nível de entendimento moral ainda não desenvolvido. Triste exemplo, mas verdadeiro e válido também para os mentirosos e enganadores.

"Alguém pode estar faltando com a verdade ao mentir, mas, está sendo verdadeiro à sua lamentável natureza."

Portanto, atenção e cuidado com o antigo ditado popular "quem fala a verdade não merece castigo". Sendo assim poderemos enganar, ferir, matar ou roubar e ao falarmos a verdade, ficaríamos isentos das conseqüências e punições? Ser verdadeiro e sincero, serão atributos divinos quando aliados a nobres sentimentos, condutas dignas e respeitosas.

Verdade e sinceridade deveriam ser sinônimos de amor e respeito ao próximo, mas ainda pedem nossa atenção e nosso autotreinamento moral, para serem de fato, pontes para a evolução pessoal.

Devemos então mentir para não ferir? Evidentemente que não. Devemos aprender a comunicar com respeito, mas, muito mais importante, devemos aprimorar e evoluir moralmente mudando nossa índole. Basta de omissões! Chega de verdades desastrosas! Que a sinceridade através da nossa evolução moral, possa cada vez mais rápido, expressar: verdades construtivas, justas e de respeito aos homens e a vida. Evolução e aperfeiçoamento moral são conseqüências de nossas experiências, sentimentos e ações, não meramente um jogo de palavras e encenações.

A Verdade ou Sinceridade que eleva e edifica, será aquela que se afina ao maior de todos os mandamentos: AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

Sendo assim, "RESPEITA O PRÓXIMO, SE QUERES RESPEITO".

E aqui uma das citações que mais amo....de Miguel de Cervantes...

"A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade
como o óleo sobre a água."

Beijos no coração....

Nenhum comentário: