quinta-feira, 12 de agosto de 2010
origem da expressão popular dos mineiros, UAI:
REPASSO á mineirada e os não mineiros. Oceis sabiam disso??
Na Revista do Correio, do jornal Correio Braziliense, de 18/01/2009, Marcio Cotrim publicou resposta a um pedido de leitor sobre a origem da expressão popular dos mineiros, UAI: "
Segundo o odontólogo Dr. Silvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável. Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é?, e os de fora respondiam: UAI -as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário cotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem.. Uai, sô..."
Uma outra explicação que corre Brasil afora, é que veio da palavra inglesa : WHY (idioma dos engenheiros que vieram construir as ferrovias e extrair ouro nas minas)
Compadre esquisito...caipira da hora!
Caboclo cheio de querer falar bonito, me aparece aqui no rancho falando esquisito, depois com muito custo, comecei a entender as gírias do cidadão. Curioso com o jeito da prosa, anotei algumas:
1 – Prosopopéia flácida para acalentar bovinos.(Conversa mole pra boi dormir);
2 – Colóquio sonolento para bovino repousar.(História pra boi dormir);
3 – Romper a face.(Quebrar a cara);
4 - Creditar o primata.(Pagar o mico);
5 – Inflar o volume da bolsa escrotal.(Encher o saco);
6 – Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculode uma das unidades de proteção solar do acampamento.(Chutar o pau da barraca);
7 – Deglutir o batráquio.(Engolir o sapo);
8 – Derrubar com intenções mortais.(Cair matando);
9 - Aplicar a contravenção do João, deficiente físico de um dos membros superiores.(Dar uma de João sem braço);
10 -Sequer considerando a utilização de um longo pedaço de madeira.(Nem a pau);
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário