sábado, 22 de agosto de 2015

Os analfabetos funcionais


Por Eder Barbosa de Sousa ·

Como a maioria dos Coxinhas tem curso superior, isto confirma o que digo há mais de vinte anos. O Brasil está cheio de analfabetos funcionais, QUE SABEM LER EM CARREIRINHA, mas que não conseguem ter nenhum senso crítico de nada. Porém, tem um diploma superior, e sobem nos cascos, achando que é o supra sumo da inteligência. Isto virou epidemia, porque as faculdades/universidades não ensinam mais, apenas dão diploma. A grande maioria nunca leu um livro na vida.

Esta epidemia está nas ruas e nas instituições, onde analfabetos funcionais ocupam cargos importantes, ás custas do IPD- indicado pelo deputado ou através de concursos que não medem a capacidade cognitiva de ninguém.

A cognição, diz o pai dos burros, "envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual".

Os concursos públicos não medem conhecimento, apenas selecionam os menos burros. Tudo isso terá fim, quando mudarmos o sistema das grades curriculares universitárias, primeiro ensinando a pensar, através do estudo da filosofia, sociologia e da psicologia. É preciso aprender a pensar e a pensar em sociedade.

Enquanto isto tudo não mudar, estaremos sujeitos à burrice crônica poderosa, falando pelos cotovelos e fazendo asneira em todos os setores deste país, seja público ou privado. Quando não se é capaz de pensar criticamente, ficamos completamente vulneráveis à carga maciça de desinformação, imbecilização e ignorância e aí, com um diploma qualquer debaixo do braço, o orgulho cresce, e ao invés de dizer como dizia Platão:

"O que sei é que nada sei", SOBE NOS TAMANCOS e berram a todo pulmões: SOU DIPLOMADO. Lembro do Prof. Eli Pereira da Silva, já falecido, professor da UFT, que após se tornar DOUTOR PELA USP, LÁ NUNCA FOI BUSCAR O DIPLOMA E ME DIZIA: NÃO VOU, "NÃO ENSINARAM NADA, AQUILO É UMA PORCARIA, NÃO VALE A PENA NEM PEGAR ESTE DIPLOMA".

O Prof. Eli, vivia sempre com um livro debaixo dos olhos. Morreu e não pegou o diploma de doutor. Creio que este problema do analfabetismo funcional, pode ser analisado, criticamente, através do estudo da psicologia social, tanto na psicologia social coletiva, como na individual.
Quem sabe, estudando um pouco este assunto, consigamos entender, um pouco, porque a imbecilização tomou conta de uma parte considerável da população brasileira dotada de ensino formal.

Ando preferindo conviver com a massa pensante popular, vejo muito mais senso crítico nos humildes, que não tiveram acesso ao ensino formal, do que nos diplomados.

Nenhum comentário: