domingo, 23 de agosto de 2015

A direita raivosa, o CarnaCoxinha e a piada nas redes –


 Por Igor Pereira

direita raivosa


Saiba como a falta de livros de história, a utilização das redes sociais e o fim do bom senso criaram um show digno de piada nas manifestações contra o governo 
Em meus textos anteriores fiz questão de ressaltar que as manifestações convocadas contra o governo Dilma tinham um caráter fascista já visto há tempos atrás na década de 60. O hino nacional, as bandeiras e camisas do Brasil, a apologia à volta da ditadura e outras tantas características também estavam presentes na última manifestação do dia 16 de agosto, sem contar nas palavras de baixo calão, o ódio e a intolerância que pulsava dos tais “patriotas”. O perigo do comunismo e do chamado bolivarianismo também foram frases vistas nas manifestações, o que arrancou risos daqueles que tem um pouco de bom senso.
“Ah, então ninguém pode ser contra o governo que já é chamado de reaça e coxinha?”. Não é bem por ai. Qualquer pessoa pode ser contra ou a favor de um determinado governo, pois isso faz parte da democracia. O que não vale é sair por aí pedindo enforcamento de presidente, levantar cartazes pedindo a volta de um regime grotesco que o país viveu por 21 anos e muito menos tirar a roupa na avenida. “E o impeachment?”, perguntam. Parece coisa de Napoleão de hospício, ainda apoiado por alguns tucanos que sonham com uma nova eleição ou com a renúncia de Dilma. Podem rir à vontade.
#CarnaCoxinha usado nas redes foi mais do que justo. Começou com uma coreografia de uma galera pedindo o fora PT, Dilma, Lula e etc, que virou uma piada total. Fizeram montagens com músicas de balada, carnaval e até mesmo da Xuxa, tamanha foi a repercussão negativa que até quem é contra o governo não resistiu e caiu no riso. Agora juntem a coreografia, as senhoras maquiadas, as roupas tiradas na avenida e as músicas em ritmo de carnaval: é ou não micareta? Fizeram até um balão inflável com a imagem do ex-presidente Lula vestido com roupas de ladrão. Outra piada. Montagens em comparação com a cidade de Townsville, do desenho As meninas superpoderosas foram compartilhadas a exaustão.
Para não perder a piada, até dividiram a turma em Acadêmicos do Impeachment e Unidos da Esquerda. Bendito seja oTwitter! Quanto mais os ditos acadêmicos pregam o ódio, a gente vai fazendo graça e mostrando como essas ‘manifestações’ são ridículas. “E você não vai a nenhuma manifestação?”, claro que vou! Tenho enormes insatisfações com a atual situação do Brasil, mas nenhuma delas me faz abraçar um discurso golpista. Dia 20 estarei nas ruas a favor da democracia e de mais direitos para os brasileiros. De vermelho ou não, ser patriota é buscar o diálogo, sair para a rua, apontar soluções e propostas e dizer o que falta melhorar, ao contrário de montar um carnaval fora de época.
Fazer o discurso do “nem-nem” é outra piada. Não tomar parte de todas essas tentativas de assalto à nossa democracia tão vacilante é fazer coro com a direita. O momento agora é de ter coerência e serenidade para discutir a situação política do Brasil. Se você é contra o governo, perfeito, mantenha sua posição e saiba argumentá-la da maneira mais pacífica possível. Como eu sempre ressalto, dessa forma vamos garantir um bom diálogo e assim a gente segue mudando o Brasil.
Fonte:http://ujs.org.br/index.php/noticias/a-direita-raivosa-o-carnacoxinha-e-a-piada-nas-redes-por-igor-pereira/

Nenhum comentário: