quinta-feira, 14 de maio de 2015

PROUNI

Como funciona o Prouni?


 O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

 Qual a relação entre ProUni, Sisu e Fies?

O Programa Universidade Para Todos – ProUni, distribui bolsas de ensino gratuitas em Instituições Privadas de Educação Superior, com base na nota do Enem.

 O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é um sistema pelo qual as Instituições Públicas de Educação Superior (Universidades Federais) selecionam estudantes para as vagas nas Federais também com base na nota do Enem. 

E o Fies é um Financiamento do Governo para que você possa arcar com os custos de um curso superior em uma Instituição Privada, o Governo paga sua faculdade e depois de se formar você paga de volta ao Governo, é um financiamento literalmente.

Como funciona o ProUni?

O ProUni é um programa que escolhe os candidatos de acorda com a nota do Enem do ano anterior à inscrição, portanto para se inscrever no ProUni 2013 o candidato, obrigatoriamente, deverá ter realizada o Enem 2012. Basicamente, as etapas para se inscrever no ProUni 2013 serão:

O candidato se inscreve no Enem 2012 e realiza a prova.
O candidato confere o resultado do Enem 2012, se tiver tirado uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas e não tiver zerado a redação, então ele estará apto a se inscrever no ProUni 2013.
Em janeiro de 2013, o candidato se inscreve no ProUni 2013.
Quem pode se candidatar ao ProUni?

Os requisitos para se candidatar ao ProUni são:

1- Ter tido uma pontuação de pelo menos 450 pontos no último Enem e não ter zerado a prova de redação.
2- Ter renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo (bolsa integral) ou 3 salários mínimos (bolsa parcial).
3- Não possuir curso de graduação.
4- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
5- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Também podem se candidatar ao ProUni:

1- Pessoa com deficiência.
2- Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

É cobrado alguma taxa para participar do ProUni?
Não, nenhuma taxa é cobrada para participar do ProUni.

Nenhum comentário: