quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ME AFASTANDO – em busca do que pode ser…

ME AFASTANDO – em busca do que pode ser…
por Barbara Nonato

Algumas vezes é preciso desprender-se do passado para que o futuro encontre espaço para se acomodar, nos livrarmos dos fardos, dos sofrimentos e daquilo que nos incomoda. Perdidos no zig-zag da vida, precisamos nos equilibrar e encontrar via reta e segura, onde possamos estabilizar os sonhos que construímos e os desejos que queremos ver crescer. Sigo me afastando…

Me afastando dessa poesia sem rimas, do lirismo incontestável e sem contexto onde tantos insistem afundar-se.

Me afastando do que me revolta, do que me injuria, do que me emputece. Vou dar adeus à soberba e ao dedo em riste dos muito, que são tão pouco, mas cruzaram meu caminho fazendo estragos. Quero longe de mim toda essa insensibilidade e falta de percepção dos que podem realizar proezas, mas por acomodação não fazem nada. Quero longe, e bem longe de mim, aquele que ontem me aplaudiu e hoje, pelas minhas costas, tece uma teia podre e maldita de mentiras a meu respeito.

Me afastando de pessoas vazias; de quem menospreza os que sempre estiveram ao seu lado, para engrandecer aqueles que chegaram ontem.

Me afastando da ganância dos que rotulam, da atrocidade dos que cometem injustiças, e da perspicácia dos traidores. Não preciso de gente que não sabe ser gente! Não quero amigo ausente, não quero parente serpente. Preciso de gente do meu lado, de mãos dadas… Gente que vê o erro e fala; gente que erra e conserta; gente que perde e admite; gente que não troca gente por dinheiro ou possibilidades de tê-lo; preciso de gente que assuma ser gente e não só pedaço deteriorado de gente.

Me afastando da banalidade, da subserviência, da anulação, da falsa moral. Me cansei de gente que não entende o que eu falo, mas sorri só pra me agradar; ou gente que deturpa, transformando minha opinião no pior dos pecados. É opinião e é minha, mas se fosse pecado seria meu também!

Pendurei um aviso lá na porta de casa: "Estou me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retem. Fui ser feliz, e não volto!"

Nenhum comentário: