segunda-feira, 3 de outubro de 2016

VITÓRIA FALSA




A vitória nem sempre pertence ao vencedor


Como pode um candidato se sentir vitorioso quando ele sabe que conseguiu a vitória usando meios espúrios.  As armas e os artifícios políticos utilizados na batalha eleitoral permitiu que  atingissem o seu propósito: ficar no poder, a qualquer custo. Comprando a consciência do povo com mentiras e falsas promessas. A estratégia eleitoreira "vitoriosa", por meio espúrios e populistas, trará como consequência a perda de legitimidade e credibilidade junto aos eleitores.

Nesse sentido, permito-me analisar a "vitória" que vêm sendo obtida como referência a história de Pirro. Em 281 a.C., Pirro, Rei de Épiro, partiu com o seu exército para conquistar Roma. Após enfrentar e derrotar os romanos na Batalha de Heracleia, constatou que havia sofrido enormes perdas em homens e material bélico. Ao receber de um oficial o cumprimento pelo triunfo, Pirro respondeu: "Mais uma vitória como essa e estarei arruinado".

O mito de Pirro serve para mostrar aos detentores do poder que é preciso mudar a forma de fazer política, pois a "vitória" nem sempre pertence ao vencedor.

Nenhum comentário: