domingo, 7 de agosto de 2011

Quem os pariu que os embale


Quem os pariu que os embale

Dilma quer prosseguir na faxina que rende pontos no IBOP, mas passou a vassoura para os partidos.

A presidenta e seus colaboradores mais íntimos, entre eles Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, sabem que esse negócio de faxina é uma improvisação que, para o bem ou para o mal, não tem retorno.

Até aqui, o tema rendeu popularidade para Dilma Rousseff, mas ela percebeu logo que não pode ser “pautada pela mídia” e paralisar seu governo, num mar de detergentes e sabão.

Então, de improviso como sempre, decidiu-se que o lava jato deveria ser transferido par o Congresso e administrado pelos próprios partidos da base governista. A presidenta seguirá afirmando que não admite desvios de conduta, mas não vai abrir nenhuma sindicância antes de uma primeira peneirada na Câmara dos Deputados, que deverá ouvir explicações de ministros e outras autoridades eventualmente envolvidas no “escândalo do dia”.

É claro que desse mato não sairá coelho, mas o pessoal da administração, cada qual em sua quadra do loteamento, vai sacar que, pelo menos no momento, é preciso pegar leve.

E a mídia teleguiada e incosequente continuará a fazer jorrar, de suas impressoras e telas, borbotões de escândalos seletivos, com dados geralmente fornecidos pelos especialistas em fogo amigo.

E a classe média, a quem o espetáculo é dirigido, continuará ruborizando-se de indignação e ódio. E continuará, na esteira de suas elites, discutindo política apenas nesse nível superficial, enquanto trata de lesar seu cliente ou freguês. Em segida lançará mais alguns trocados do seu Caixa-2 e sonegará impostos até o limite da imaginação de seus contadores.

A verdade é que as fraudes e maracutaias da iniciativa privada (pequena média e grande) são muito maiores do que as praticadas pelo setor público. Aliás, como a grande maioria dos políticos com mandato são empresários, eles apenas transferem suas práticas particulares para a vida pública.

Mas ninguém se escandaliza com o fato de os empresários representarem menos de 20% da população e, não obstante, ocuparem mais de 70% das cadeiras do Congresso. Da mesma forma que ninguém quer saber porque o Brasil, é o campeão mundial da concentração da posse da terra e um dos campeões da concentração de renda. Duas imoralidades patentes, mas não suficientes para ruborizar a classe média e sua mídia.

De seu lado, os partidos da base governista não estão gostando nem um pouco dessa história de faxina, mas não oferecem alternativas. E, premido pelas circunstâncias, o PR até agora a única sigla exposta à execração pública e fortemente punida, deu seu grito de protesto e se declarou “fora do governo” pelo menos (isto dizemos nós) até que o Mistério dos Transportes lhe seja restituído ou substituído por um equivalente.

Nesse sentido, foram mais fortes do que se esperava, as palavras do presidente do PR e ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Ao reassumir, há dois dias, sua cadeira no Senado, ele disse claramente que foi traído pela presidenta Dilma e atribuiu as atuais irregularidades no Ministério ao atual titular, Paulo Sérgio Passos, que o substituiu exatamente para executar a faxina.

Ao concluir foi enfático: “Não sou lixo e meu partido não é lixo”. Ato contínuo, porém, recusou-se a assinar o pedido de abertura da CPI que investigará as irregularidades das quais ele se diz inocente.

Na sequência do espetáculo, ontem foi a vez de o ministro a Agricultura, Wagner Rossi, ir à Câmara para eximir-se de supostas irregularidades na sua Pasta. E defendeu-se acusando seu acusador, Oscar Jucá Neto, de corrupto e desorientado mental. Jucá Neto, recém demitido da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento é irmão do senador Romero Juca (PMDB) que é líder do governo na Senado desde os tempos de FHC. Ele jamais muda de lado.

Sobre as denúncias de seu irmão contra Rossi, ele limitou-se a pedir desculpas à presidenta Dilma e ao ministro, alegando que o mano “passa por um mal momento”.

Fonte:
Pérolas & Pílulas
Francisco Barreira
“Fatos Novos Novas Ideias”
http://fatosnovosnovasideias.wordpress.com/perolasepilulas/

Nenhum comentário: